sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Florianópolis: os números do Ibope

 No Diário Catarinense:


Cesar e Angela seguem na frente na disputa em Florianópolis 
Candidato Gean Loureiro aparece em terceiro lugar na disputa


Cesar Souza Junior (PSD) e Angela Albino (PC do C) estabilizados na frente e Gean Loureiro (PMDB) em crescimento. Esse é o cenário apontado pela segunda pesquisa Ibope da campanha eleitoral para a prefeitura de Florianópolis.

Na ponta, a situação é de empate técnico por causa da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos: Cesar aparece com 33% e Angela, 27%. s números dos dois candidatos são semelhantes ao da pesquisa de 2 de setembro, a primeira realizada após a oficialização das candidaturas. À época, Cesar já tinha 33% das intenções de voto, enquanto Angela aparecia com 28%.

A novidade desta rodada é o crescimento de Gean. Ele tinha 12% ,e agora, está com 18%. Os demais três candidatos — Elson Pereira (PSOL), Gilmar Salgado (PSTU) e Janaína Deitos (PPL) — ficaram com 1% cada.

O número de eleitores indecisos chega a 13%, enquanto os que dizem optar pelo voto branco ou nulo chegam a 10%. A pesquisa apresenta um cenário diferente da anterior no que se refere à rejeição. Nesse quesito, os três candidatos aparecem próximos. Angela tem 21% contra 19% de Cesar e 18% de Gean. Em um segundo pelotão, estão Gilmar (11%), Janaína (10%) e Elson (9%). Na pesquisa anterior, Gean liderava a rejeição com 31%, Cesar tinha 18% e Angela aparecia com 11%.

O Ibope também fez simulações de segundo turno Entre Cesar e Angela, o candidato do PSD venceria por 41% a 33%. Os indecisos seriam 14% e brancos e nulos, 11%. Cesar também levaria a melhor contra Gean: 43% a 28%, com 17% de indecisos e 12% de brancos e nulos. Em uma disputa entre Angela e Gean, os eleitores deram vantagem à candidata do PC do B, mas no limite da margem de erro.

FICHA TÉCNICA


Contratante: Grupo RBS


Amostra: 805 pessoas

Período: 23 a 25 de setembro de 2012

Margem de erro: 3 p.p para mais ou para menos, considerando um grau de 95% de confiança

Registro: protocolo SC-00334/2012, no TRE-SC

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário